Atraso e Cancelamento de Vôo: quais seus direitos?



Se você já teve o seu vôo atrasado, cancelado ou sua bagagem extraviada, com certeza nessa hora vieram milhares de dúvidas do que fazer!


Neste vídeo, entrevistamos a advogada Roberta Von Jelita para conferir quais são os direitos de quem já passou por alguma dessas situações. Confira o vídeo ou a transcrição abaixo para ficar por dentro de todas as dicas!


Chai Oliveira: Vou contar uma historinha que aconteceu com a gente no vôo de volta de Joanesburgo:


Nosso vôo atrasou 3 horas de Joanesburgo para São Paulo e a gente acabou perdendo a última conexão. Procuramos direto a companhia aérea e ganhamos o hotel para passar a noite e uma refeição.


O que a gente deveria ter feito? Quais são os nossos direitos quando atrasa um vôo?


Roberta Von Jelita: A primeira coisa a ser feita é procurar o check-in, o guichê da companhia aérea e procurar pelos seguintes direitos. Existem 3 coisas que a companhia aérea deve fazer para os seus passageiros:


Quando atrasa 1 hora: a companhia aérea deve comunicar o passageiro, seja por meio de internet, telefonema…


Quando atrasa 2 horas: o passageiro tem direito a uma refeição, seja ela café da manhã, almoço, lanche, janta…dependendo do horário que for.


Quando atrasa 4 horas ou mais: O passageiro pode pedir o reembolso; pode pedir a realocação em outro vôo, o qual pode ser da mesma companhia ou da concorrente; ou pode pegar um hotel e transfer que a companhia aérea vai disponibilizar. Estes direitos básicos, não anulam o dano que o passageiro passou.



Quadro disponibilizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)


Chai Oliveira: No caso de cancelamento, o que acontece?


Roberta Von Jelita: no cancelamento acontece a mesma coisa quando atrasa mais de 4 horas. Você tem direito também as 3 opções: reembolso, realocação em outro vôo, da mesma companhia aérea ou não, ou hospedagem e transfer.


O passageiro que escolhe qual das 3 opções é a mais benéfica para ele.

Além disso, a companhia aérea também tem que arcar, por exemplo, com a reserva do hotel que já estava feita, o passeio que já estava pago…


Essas questões também são de responsabilidade da companhia aérea, tendo em vista que o passageiro não pode arcar com os prejuízos, ocasionados em em decorrência da própria companhia aérea.



Quadro disponibilizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)


Para compreender mais sobre os seus direitos, deixamos aqui o contato da advogada Roberta Von Jelita. Confira também o post sobre os seus direitos quando o assunto é Extravio de Bagagem.

Vem com a gente @voulevarnaviagem

Tem alguma dúvida?  Mande para nós!

Vamos adorar receber sua mensagem

© 2020 criado com carinho por Chai Oliveira

  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Spotify