Extraviaram minha bagagem! O que fazer?

Já teve sua bagagem extraviada? Já se perguntou o que fazer nessa hora?

Então confira no vídeo ou na transcrição abaixo, a entrevista que fizemos com a advogada Roberta Von Jelita, que responde tudinho pra gente!




Chai Oliveira: No caso de extravio de bagagem... deu tudo certo na viagem, chegamos no destino, e a mala não chegou. O que fazer?


Roberta von Jelita: Isso acontece muito. O que deve ser feito é imediatamente procurar o guichê da companhia aérea, informar que sua bagagem não chegou e eles têm duas opções:

  1. Encontrar a mala já no momento da requisição;

  2. Encontrar a bagagem dentro do prazo de 7 dias para vôos nacionais, ou 21 dias para vôos internacionais.

Durante todo esse tempo, a companhia aérea deve arcar com os custos que você tiver em decorrência de não ter a bagagem.


Chai Oliveira: Por exemplo, vou ter que comprar roupa, kit de higiene pessoal... a companhia vai ter que arcar com tudo isso?


Roberta von Jelita: Tem que arcar com tudo isso. Você apresenta a nota, e ela deve fazer o reembolso em até 7 dias.

Caso a mala esteja extraviada mais do que 7 dias para vôos nacionais, e 21 dias para internacionais, a companhia aérea vai ter que obrigatoriamente indenizar o passageiro.

Cada companhia aérea já tem o seu valor de indenização estipulado, só que geralmente é um valor abaixo do que todas suas roupas e por todo transtorno que você teve.


Chai Oliveira: Esse é um ponto que gera bastante dúvida! Então cada companhia aérea já possui o seu valor máximo estipulado para indenização no caso de extravio de bagagem?

Roberta von Jelita: Sim a companhia aérea tem um valor máximo de indenização já estipulado.

Caso você tenha declarado antes de viajar, que dentro da mala estavam jóias ou demais itens de valor, a companhia aérea tem que ressarcir o valor declarado, mais o valor "x" que a companhia delimitou para esses casos de extravio de bagagem.


Para compreender mais sobre os seus direitos, deixamos aqui o contato da advogada Roberta Von Jelita. Confira também o post sobre os seus direitos quando o assunto é atraso ou cancelamento de vôo.

Vem com a gente @voulevarnaviagem

Tem alguma dúvida?  Mande para nós!

Vamos adorar receber sua mensagem

© 2020 criado com carinho por Chai Oliveira

  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Spotify