top of page

Vinícolas na África do Sul: rota e dicas sobre as regiões de Stellenbosch e Franschhoek

A África do Sul é um destino muito procurado e não é à toa! O país possui uma grande diversidade de ecossistemas e atividades, que podem ir desde praias, safári, museus e claro: vinícolas! Nesse post vamos falar sobre dicas e rota das vinícolas saindo de Cape Town rumo às regiões de Stellenbosch e Franschhoek, alguns dos melhores destinos para os amantes de vinho. Vem com a gente!


As duas cidades possuem colonização européia e um dos motivos de serem escolhidas, na época, foi pelo fato de possuírem excelentes condições naturais para o cultivo de uvas e produção de vinhos.


Stellenbosch


A encantadora cidade, localizada entre as montanhas Simonsberg e com arquitetura de influência holandesa, é repleta de cafés e restaurantes e é um excelente lugar para explorar a pé.


Além de ser uma cidade universitária, Stellenbosch hospeda também algumas das vinícolas mais importantes da região do Cabo, além de diversos restaurantes considerados os melhores do país. A revista sul-africana Eat Out sugere Rust en Vrede, o Jordan e o Terroir como alguns dos principais destinos para aqueles que apreciam uma ótima gastronomia.


Confira abaixo algumas vinícolas em Stellenbosch:



O local possui, além da vinícola, hotel e restaurante. E, uma das atrações é um tour de bicicleta entre os vinhedos.

Vinhos especiais da vinícola: Sauvignon Blanc, Merlot Pinotage, Chardonnay, Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinotage e Shiraz


Considerado por muitos, uma das melhores opções de hospedagem da região, Delaire Graff possui um hotel de luxo, além de uma excelente vinícola, onde é possível visitar e fazer degustações de vinhos variados.

Vinhos especiais da vinícola: Claret, Tintos, rosé e secos diversos.


Jordan é mais uma das opções em que, além da vinícola, é possível encontrar opções de tour, hospedagem e restaurante. Vinhos especiais da vinícola: vários rótulos, especialmente dos tipos Cabernet Sauvignon, Merlot e Shiraz.


A vinícola oferece diferentes tipos de degustação e visita guiada pelas instalações subterrâneas, onde ficam os barris.Vinhos especiais da vinícola: Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot


Mais uma opção com vinícola, hotel e restaurante. Além da degustação de vinhos, também oferecem degustação de sucos de uva. Vinhos especiais da vinícola: Merlot, Chenin Blanc, Chardonnay Pinot Noir


A Tokara é uma das vinícolas mais famosas do país e, por isso, costuma ser bastante requisitada. Por isso, se você deseja conhecê-la, vale entrar no site e fazer uma reserva ou, pelo menos, se informar sobre a procura no período desejado.

Vinhos especiais da vinícola: Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc


Waterford oferece diferentes tipos de degustação, entre elas: degustação no meio dos vinhedos (plantações) que normalmente é realizada a pé, degustação nos porões de barris ou ainda a degustação tradicional, nas mesas do local.

Vinhos especiais da vinícola: Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Grenache Noir, Shiraz, Chardonnay


A vinícola possui um restaurante, com o mesmo nome, que é considerado um dos melhores do país. Além disso, diferente das demais vinícolas, ela oferece - além da degustação - passeios de helicóptero e cavalo.

Vinhos especiais da vinícola: Sauvignon Blanc, Cabernet Franc, Merlot


Franschhoek


Franschhoek, cidade de colonização francesa, é considerada a "capital gourmet" da África do Sul e lá você vai encontrar, além de excelentes vinhos, uma das melhores culinárias do mundo.


Além da culinária e da vinicultura, também é possível encontrar influência francesa na arte e no design da região.


Há aproximadamente uma hora de Cape Town, estão localizados os vinhedos de Franschhoek, na região do Cabo Ocidental, rota que possui mais de 43 vinícolas ativas de variados tipos de produtores, marcas e tipos de vinho. Entre eles Sauvignon Blanc, Merlot, Chardonnay e Sémillon, o que torna a cidade um ponto obrigatório para os amantes de vinho.


Algumas vinícolas em Franschhoek


Essa é uma das vinícolas mais populares de Franschhoek, e esta no roteiro de paradas do Wine Tram, o trenzinho turístico que oferece passeios pela região. .

Vinhos especiais da vinícola: Merlot, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Chardonnay and Sauvignon Blanc

Além da degustação de vinhos, a vinícola oferece também petiscos. E, caso queiram ampliar sua experiência gastronômica, procure os restaurantes próximos a ela ;)

Vinhos especiais da vinícola: variados rótulos a base de Chardonnay e Pinot Noir

A La Motte possui trilha guiada pelos vinhedos, o que é bem legal! Possui também um museu e oferece diferentes tipos de degustação, algumas delas podem acontecer com horário marcado. Portanto, se ela está no seu roteiro, não deixe de conferir as reservas e mais informações sobre as degustações e visitas.

Vinhos especiais da vinícola: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Shiraz Grenache, Shiraz Grenache, Shiraz Viognier, Cabernet Sauvignon

A Rickety Bridge tem o grande diferencial de que os valores das doses, consumidas durante a degustação, podem ser “abatidos” do valor das garrafas, caso você decida levar alguma pra casa :)

Vinhos especiais da vinícola: Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Chenin Blanc, Merlot, Pinotage


De Cape Town para Stellenbosch e Franschhoek


Por ser a capital sul-africana, Cape Town costuma ser o destino mais procurado para hospedagem, daqueles que querem fazer turismo no país.


A distância entre Cape Town e Stellenbosch é de aproximadamente 49 km, se o trajeto for feito de carro, leva menos de 1 hora. Já Franschhoek fica a um pouco mais de 83 km de distância da capital e, de carro, pode levar um pouco mais de 1 hora para chegar até lá. Uma cidade fica próxima a outra, o que permite que você conheça ambas, na mesma viagem!


Além da opção de utilizar um carro, você pode também ir de uma cidade a outra de ônibus, trem ou táxi/uber, dependendo da sua disposição e do orçamento disponível para a viagem.


Quando visitar?

Você pode visitar as regiões em qualquer época do ano, mas no inverno costuma chover na região e, por isso, os períodos mais indicados (e bonitos) são na Primavera e Verão.


E aí, gostou das dicas? Quer saber mais sobre a região ou sobre hospedagens, seguro viagem e outras informações? Então, entra em contato com a gente :)


Não deixe de conferir também nossas experiências em algumas vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek no canal Vou Levar na Viagem:




bottom of page